Em 31 de julho de 1901 através do Decreto de número 1.057, na gestão do governador do Estado, o Excelentíssimo Sr. Augusto Montenegro, foi criado o primeiro Grupo Escolar da Vigia (GEV), que funcionou em vários prédios alugados.
Em 1934 na gestão do Interventor Magalhães Barata, o Estado adquiriu o prédio do comerciante Fenelon Cleofas de Melo, e transferiu as instalações do GEV para esse imóvel com o nome de GRUPO ESCOLAR BARÃO DE GUAJARÁ em homenagem ao ilustre vigiense DOMINGOS ANTONIO RAIOL ( o Barão de Guajará).
Até o ano de 1997 recebeu a denominação de Escola Estadual de 1º Grau Barão de Guajará, a partir de 1998 até hoje passou a ser denominado de ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BARÃO DE GUAJARÁ e funciona na Avenida Magalhães Barata, nº 320, no centro da cidade, prédio da antiga Pousada Vigilenga. O prédio histórico em que funcionava a escola, localizado a Avenida Noêmia Belém, foi recuperado no governo de Simão Jatene e a pedido da Prefeita da cidade Senhora Marlene Vasconcelos passou a servir de Museu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário